Como Ganhar Seguidores no Instagram em 15 Passos?

19 de Junho de 2022 

por Edu Figueiredo

Hoje as oportunidades de negócios continuam a crescendo no Insta. Estratégias de como ganhar seguidores no Instagram te coloca no hall de 90% dos 1 bilhão de usuários mensais ativos que seguem uma conta comercial na plataforma em mais de 200 milhões de contas comerciais .

A menos que você seja famoso, não tem sido muito fácil acumular muitos seguidores na plataforma sem muito trabalho.

Como ganhar seguidores no Instagram do zero?

Nada está perdido, existem diversas formar para de como ganhar seguidores no Instagram e começar imediatamente aos seus primeiros 10.000 e de qualidade para sua conta pessoal ou profissional. É tudo uma questão de saber onde investir seu tempo e esforço.

Neste artigo, vamos mostrar algumas estratégias de como ganhar seguidores no Instagram conquistando os maneira simples e rápida.

Otimize o seu Perfil

Antes de mais nada: personalize seu perfil na rede social para deixá-la agradável. Mostre aos seus seguidores em potencial quem você é e dê a eles um motivo para segui-lo.

Para isso, é preciso certificar que seu nome de usuário seja reconhecível, visualmente agradável e facilmente pesquisável na plataforma.

Se o nome que você escolheu  já estiver em uso, tente manter o nome principal em primeiro,  para que as pessoas que pesquisam seu perfil tenham maior probabilidade de te encontrar. Por exemplo, a linha de roupas esportivas australiana Lorna Jane usa o nome de usuário @lornajaneactive .

Configure a sua conta

Fizemos algumas etapas para você seguir, de como ganhar seguidores no Instagram configurando a sua conta da maneira certa.

1 . Adicione o nome completo

O iOS na seção “Opções”, nas três linhas no canto superior, e em seguida “Configurações”, que aparecerá na parte inferior da tela ao lado de uma engrenagem.

Se você utiliza o Android, toque nos três pontos no canto também. Seu nome de perfil aparecerá sob sua foto de perfil e seu nome de usuário na pesquisa.

2 . Torne seu perfil público

Para tornar seu perfil público, abra “Opções” e certifique-se de que “Conta Privada” esteja desativada.

3 . Escolha uma foto de perfil

É importante que a foto que esteja em sintonia com suas outras redes sociais, como o logotipo da uma empresa.

4 . Preencha sua bio com informações relevantes

Preencha sua descrição na sua bio com informações interessantes e informativas sobre você ou sua marca. Informações como essa permitem que as pessoas conheçam você, seu nicho e dão a elas motivo para segui-lo.

Inclua quem você é e o que você faz, e certifique-se de adicionar uma pitada de personalidade.

Seguem alguns exemplos:

  • @cheekbonebeauty : “Menos desperdício. Ingredientes éticos e seguros.”
  • @Oreo : “Momentos divertidos do seu biscoito favorito.”
  • @coragedolls : “Elevando, educando e incentivando meninas negras a serem imparáveis com bonecas que finalmente se parecem com ela.”

5 . Adicione uma árvore de links

Adicione uma árvore de links à sua bio para abrir mais opções para o seu público saber sobre você, se quiserem. O espaço para Links é um espaço precioso. Quando chegar a 10.000 seguidores, você pode adicionar links aos seus stories.

Até chegar nesse nível, o link da sua bio é o único espaço no app onde você pode colocar links clicáveis, então use-o com sabedoria. Recomendamos usar um link Linktree encurtado e listando mais de um link personalizado.

6 . Ative as notificações

Para ver quando as pessoas compartilham ou comentam suas fotos é importante manter as notificações ativadas. Assim como é feito no Twitter, você se envolve com seu publico mais rapidamente usando esse método. Para ativar as notificações, vá para “Opções” e depois “Configurações de notificação por push”. Selecione “De todos” para cada categoria.

Não é recomendado que você vincule sua conta do app ao Twitter ou Facebook (ou outras plataformas de mídia social) para postagens automáticas. Porque cada plataforma atende a um público diferente e tem formas diferentes de engajamento, requerendo diferentes tipos de postagens.

Coloque mais criadores de conteúdo

Se você não tem tempo, chame mais alguém, ou mais pessoas, para te ajudar a gerenciar sua conta.

Escolha alguém com experiência na plataforma, ou com vontade de aprender, e certifique-se de que ele fique atualizado sobre todos os novos recursos.

É importante sempre estar em dia com a criação de conteúdo para obter melhor engajamento na plataforma, e mais pessoas te ajudando poderão facilitar todo esse processo.

Siga tendências fotográficas

A qualidade da postagens é importante, e todas levam uma boa imagem.

Mas se acalme, você não precisa fazer um curso de fotografia  nem ser um expert em fotos, para postar um bom pôster, você deve se familiarizar com dicas básicas de fotografia e aplicativos de edição de fotos.

  • Concentre-se em um assunto por vez.
  • Aceite opiniões e feedbacks negativos.
  • Observe perspectivas interessantes.
  • Procura sempre a simetria.
  • Posicione em pequenos detalhes.
  • Faça seu público rir.

A plataforma tem alguns recursos básicos de edição, e muitas vezes esses efeitos não são suficientes.

Os grandes influencers ou empresas de social media trabalham bem as imagens em outros aplicativos antes de publica-las

Considere criar um padrão coeso em seu feed, para que qualquer pessoa que visite sua conta se identifique com sua marca.

Defina um cronograma de postagens

É sempre uma boa ideia ter um número sólido de postagens, de 5 a 15 por exemplo, antes de começar aa entender como ganhar seguidores no instagram reais e de forma consistente. Dessa forma, quando as pessoas visitarem seu perfil, elas verão uma tela cheia de fotos e saberão que você publicará ótimos conteúdos regularmente.

Para começar a postar, veja os melhores horários para postar no Insta, e planeje suas postagens. É melhor criar um backlog de conteúdo pronto alguns dias ou semanas antes da data do post, quando você tiver ideias, salve-as para as próximas postagens.

Isso vai garantir que você sempre tenha conteúdo sobrando. Talvez essa seja a maior dificuldade para quem está começando e manter consistência.

Lembre-se do seu público, entenda-o, ao planejar sua programação de postagem, pois isso pode afetar drasticamente o tempo e a frequência

Otimizar sua programação para seu público específico te permitirá se planejar melhor.

Use uma voz consistente e específica

Fotos e vídeos podem ser a parte mais importante de suas publicações na sua jornada de como ganhar seguidores no Instagram, mas legendas, vídeos e outros textos nunca devem ser deixados de lado. Considere desenvolver uma voz consistente que popularize a sua marca.

Isso traz confiança aos seguidores em potencial.

Muitos influencers e contas famosas na plataforma têm uma voz e estilo muito casuais, mas permanecem profissionais na marca.

Escreva legendas envolventes

Cada publicação tem uma parte essencial: as legendas. São a cereja do bolo. Legendas bem feitas podem fazer milagres para humanizar seu perfil, atrair pessoas como ganhar seguidores no Instagram tornando o seu conteúdo curtido ou até compartilhado nos stories do seu público.

Uma tendência que vem chegando é usar diferentes fontes para a rede social, como publicamos no último artigo. Separamos algumas informações que você pode ver em uma legenda bem feita na plataforma:

1. Comentários inteligentes, espirituosos e amigáveis

Alguns influenciadores usam legendas inteligentes, amigáveis e espirituosas, ou até mesmo mensagens engraçadas apropriadas ao público.

“Eles têm uma voz de marca tão clara, e você ri junto com eles. Eles estão na piada, assim como um de seus amigos”, segundo Kelly Hendrikson, gerente social media da Hubspot, sobre a Netflix.

como-ganhar-seguidores-no-instagram-3

A voz da Netflix é casual, bem-humorada e moderna, e mesmo assim mantem o profissionalismo.

2. Chamadas para ação

Outra maneira de como ganhar seguidores no Instagram é obter compartilhamentos de sua legenda e engajar seu público é fazer perguntas ou algum call-to-action nas legendas de suas fotos.

“Toque duas vezes se achar isso engraçado” ou “compartilhe sua história nos comentários “, são bons exemplos praticados hoje.

3. Emojis relevantes

Inserindo alguns emojis relevantes ao post pode trazer  personalidade às suas postagens, tornando elas ainda mais visíveis no seu feed.

Emojis são aquelas figurinhas que estão como opção no próprio qwery, teclado virtual do celular, muito utilizadas em Apps como WhatsApp, Facebok, etc..

4. Hashtags

As hashtags na legenda do post fazem com que outras pessoas que não te seguem encontrem seus posts com mais facilidade.

Um pequeno exemplo de conjunto de hashtags: #brasil #tbt #love #quarentena #amor #paz #instagood #photography #riodejaneiro #instagood

Além de ser uma forma eficaz de como ganhar seguidores no Instagram, ajudam a ampliar a visibilidade do seu conteúdo e atraem o público interessado no seu assunto.

As pessoas têm a opção de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento dos seus posts que usam as hashtags relacionadas a ele.

O segredo para usar hashtags de forma eficaz é ser seletivo e usá-las com moderação. Tente limitar o número de hashtags por legenda, variando entre 3 a 5, que seria o ideal. 

Aposte em tendências

Com a popularização do TikTok no cenário das mídias sociais, os vídeos curtos se tornaram um dos formatos de conteúdo mais atrativos nas mídias sociais.

De acordo com uma pesquisa do SocialMettPopuli, 90% dos profissionais de marketing que usam vídeos curtos impulsionam mais rápido que os longos

É importante se inclinar para outros formatos de conteúdo de tendências. Depois do sucesso do TikTok, o Insta lançou o Reels, se tornando como uma ótima maneira de postar conteúdo agradável e engraçado.

Sempre use o recurso novo não tenha medo, pois essas novidades engajam muito mais no lançamento.

Publique para a sua audiência

Para saber como ganhar seguidores no Instagram, seus primeiros 10.000, é importante saber quem é a sua audiência. 

Aprenda a observar o seu conteúdo e o que seus seguidores interagem mais, interativo, histórias de bastidores, postagens engraçadas e relacionáveis. Observe o que funciona melhor e foque nesse tipo de conteúdo.

O Instagram tem muitas ferramentas e recursos disponíveis: IGTV, Reels,  Stories, Live, Highlights, etc…

Comece postando diversos tipos de conteúdo e analise qual se sai melhor entre sua audiência. Com isso você pode criar uma estratégia e dominar esse recurso. É uma dica de ouro para você criar conteúdo que seu público deseja ver.

Promova o seu perfil

Uma das melhores maneiras de como ganhar seguidores no Instagram é promovendo seu perfil. Uma ótima maneira é o boca-a-boca, perguntar aos seguidores atuais em outras plataformas se eles também querem segui-lo em outros lugares.

Além disso, para promover seu perfil, é importante utilizar também as promoções e anúncios. Isso ajudará você a selecionar e alcançar um público mais amplo. Pode parecer que os anúncios são eficazes apenas para a venda de determinados produtos, mas hoje está sendo bem utilizado a promoção de perfis para angariar mais pessoas.

Interaja com seus seguidores

O Insta é uma grande comunidade, e uma ótima maneira de você se incluir na comunidade é achar pessoas que postam fotos que interessam, seguir suas contas e interagir com seu conteúdo. É a maneira mais natural de chamar a atenção para seu própria perfil.

Por um lado, quando eles receberem a notificação de que você os seguiu, há uma boa chance de eles olharem o seu perfil. Essa é a importância de ter um ótimo conteúdo. Significa que você verá as últimas postagens deles em seu feed, para que possa curtir e interagir se desejar.

À medida que você descobre como ganhar seguidores no Instagram, celebre seus seguidores respondendo e fixando seus comentários e até mesmo republicando seus posts para conteúdo gerado pelo seguidor.

Explore o stories

Com a introdução do Stories, as marcas também passaram a compartilhar os bastidores que podem não ser tão polidos quanto uma foto do post, mas transmitem uma importante personalidade para a sua audiência.

O Snapchat explodiu alguns anos atrás e o Insta e Facebook introduziram recursos parecidos, isso tornou esses aplicativos mais valiosos e interessantes aos olhos dos usuários. O Snapchat foi o pioneiro nesse recurso, e o Stories do Insta agora tem mais de 500 milhões de usuários diários.

Além de compartilhar pequenos clipes e imagens estáticas por meio do Stories, os usuários também podem usar diversos recursos como enquetes, lembretes de eventos e a ferramenta “Faça uma pergunta” para obter mais engajamento e saber mais sobre sua audiência.

No número de 10.000 seguidores, já é possível incluir um link para uma página da Web externa, tornando ainda mais lucrativa esse recurso.

Aqui estão algumas dicas para você usar o Stories:

  • Seja autêntico(a). Sua galeria de fotos pode ser perfeita e polida. Já os stories são para os extravasar, sem script e sem retoques. Use os stories para compartilhar o seu “verdadeiro eu”.  Comece a filmar para mostrar seu lado mais humano.
  • Bastidores. Esses são os melhores tipos de conteúdo, exiba ao sua audiência o que acontece no planejamento de um evento ou lançamento de um produto de forma divertida e humana. Seus seguidores querem se sentir lá dentro contigo.

Transmita ao vivo

Outra forma de como ganhar seguidores no Instagram é abrir uma live, permite que os usuários gravem vídeos ao vivo, outro formato de conteúdo que provou ser bem popular. Os vídeos são situações de momento, eles desaparecem quando os usuários param de filmar.

Essa experiência permite que as pessoas ou compartilhem momentos simples e sem roteiro com seu público nessa mídia social..

Desde que o recurso Ao vivo foi lançado, a rede social incrementou ainda mais recursos que podem permitir mais engajamento ou interações dos espectadores, como:

  • Comentário fixado;
  • Caixa de perguntas e respostas;
  • Abrir para até quatro contas ao vivo;
  • Adição de Filtros.

O vídeo ao vivo é uma tendência em várias plataformas sociais, mas, se algo interessante estiver acontecendo, comece a rolar e interaja.

Solicite o selo de verificação

Você ja viu aqueles perfis com uma pequena marca ou selo azul ao lado do nome? Então, isso ocorre quando uma conta é verificada. Quando existe esse selo em uma conta, significa que a plataforma entendeu como usuário ou empresa é original.

Exemplo de página verificada: @netflixbrasil

Embora o tenha uma lista de requisitos de qualificação para o selo, a plataforma permite que os usuários solicitem um. Você pode saber mais sobre esse processo na Central de Ajuda.

Automatize a forma de como ganhar seguidores no Instagram

Hoje muitos influencers e usuários comuns estão utilizando o Robô do Insta, um algoritmo que automatiza tudo para você, é possível realizar todas as atividades cruciais como ganhar seguidores no Instagram por exemplo que foram descritas nesse artigo, 24 horas por dia.

O algoritmo do robô não tem acesso a sua senha pessoal ou senha da conta que você precise engajar, ele esquenta o seu perfil para ficar em evidencia na rede social, a partir daí, ele começa a realizar diversas atividades que irão aumentar o numero de seguidores exponencialmente.

O seu perfil será impulsionado e terá relevância na plataforma, isso fará com que você ganhe um público real e engajado.

Por ser um lançamento, o Robô está sendo distribuído para um grupo seleto de usuários por pouco tempo, Clique aqui e confira a disponibilidade.

Deixar uma resposta